quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Portfólio


Portfólio

Criando um portifólio em hipertexto – o seu hiperportifólio



O curso de tecnologias na Educação: ensinado e aprendendo com as TICs, inicoiu – se em Inocência sobre a tutora da Professora Maria Melo. Pólo três Lagoas MS.No primeiro encontro foi-nos apresentado a estrutura e organograma do curso, ficando esclarecido que teríamos aula presenciais e atividades à distancia. Nas aulas presenciais a formadora, trabalhou inúmeras atividades sempre proporcionadas troca de experiências, incluindo comunicações, apresentações e debates. Nas atividades a distância estive a nossa disposição canais de comunicação, como Fórum, funcionando como meio de dialogo e troca das informações.
Iniciamos o primeiro módulo- Educação Digital, onde desenvolvemos a Atividade 1. Quem sou eu como professor e aprendiz, refletindo sobre minha prática pedagógica com relação as mídias, tem este, registrado no Fórum “ conhecendo a turma”
A partir do texto “ As sereias do ensino eletrônico” foi realizado a Atividade 2
No Diário de Bordo, um breve relato ancorado, no questionamento: “será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?”.
A Atividade 3 foi registrado no Fórum , depois de assistir o vídeo “ Educação e Tecnologia “, como o Profº Ladislaw Dowber seguida de contribuir sobre os relatos dos participantes do curso.
Depois de um levantamento de quais mídias estão presentes na Escola C.E.I “ Professor Olivalto Elias da Silva”, foi feita um slide, postado no material do aluno com o tema “ Minha Escola” que posteriormente seria apresentado no próximo encontro presencial para cumpri os requisitos da Atividade 4.
Já na A tividade 5 , utiliza o Portal do Professor , para acessar alguns sites com o objetivo de conhecer – experiências e práticas educacionais com sugestões de aulas nas diferentes disciplinas. Depois de escolher aquela que mais se encaixou na minha disciplina, foi elaborado um fichamento com breve síntese expressamente minha opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
Na Atividade 6, “ Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia”, assisti o vídeo “ Ensinar com as tecnologias e mídias digitais” e depois de levantamento dos pontos positivos foi feito um relato no Diário de Bordo.
Foi feita uma pesquisa de trabalhos com projetos encontrados na internet ou desenvolvidos na unidade escolar, seguindo alguns critérios organizacionais com a finalidade de desenvolver a Atividade7 . “ Pesquisando sobre o trabalho por projetos “ que posteriormente foi postado na Biblioteca do material do aluno, encerrando com acesso para conhecer os trabalhos dos demais participantes, fortalecendo a troca de experiências.
O encerramento do módulo 1 , culminou na Atividade 8 .” Divulgando a Pesquisa “, onde com o auxílio do BrOffice . org. Impress , registrei o projeto da atividade 7 em slides, que seguem apresentado no encontro presencial subseqüente.


Módulo 2

“ Internet, Hipertexto e Hipermídia"


Iniciou – se esse módulosobre a orientação da tutora que solicitou que assistíssemos o vídeo de apresentação da unidade seguido da realização da Atividade 2.1 à 2.3 , onde navegava pela Wikipédia para registrar a postagem significado de hipertexto na biblioteca do material do aluno. Entrei no Fórum "O que é hipertexto - Conhecendo o trabalho dos colegas.

Na atividade 2.4, foi –nos orientado a criação de um portfólio em hipertexto, o meu hiperportifólio, onde ao longo do curso será registrado todas as atividades seqüenciadas que foram realizadas, produzindo um link para registra – lás, um conjunto de documentos que retrata a minha trajetória, o que aprendi e as reflexões mais importantes. Este hiperportifólio está sendo registrado no editor de texto do meu blog.
“Em seguida foi proposto em dupla a atividade 2.5” Planejando uma atividade com hipertexto ou internet”, para serem desenvolvidas com alunos que poderiam utilizar qualquer recurso estudado anteriormente na TICs.
O resultado desse trabalho foi publicado na Biblioteca do Material do aluno.
Na Atividade 2.6 “ Execução da atividade planejada, o professor da sala conduziu a atividade enquanto os outros ficaram como observadores registrando o comportamento da turma, bem como as dificuldades e avanços , Esta atividade será finalizada nas 2.7.
Oresultado desse trabalho será um relatório com os seguintes procedimentos:
1 – Descrição do projeto e procedimentos.
2 – Características da turma em que foi apresentado.
3 – Descrição de como se desenvolveu.
4 – Resultados obtidos.
5 – Conclusões.
6 – Biografia e webiografia.
Para preencher os requisitos da Atividade 2.7, “ O registro digital da experiências” postado na Biblioteca / Material/ aluno, que servirá de complemento para a atividade subseqüente.
Este módulo foi encerrado com a elaboração de um pôster, conforme descrição orientado na Atividade 2.8 “ O pôster”, uma forma de organizar o conteúdo obtido até aqui. No encontro presencial tivemos a oportunidade de compartilhar os demais cursistas o resultado das nossas produções estabelecendo um ambiente de interação e aprendizado.
Em cada módulo estamos tendo oportunidade de contato com as diferentes recursos que a tecnologia digital oferece.

Módulo 3

Prática pedagógica e mídias digitais



Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento:
"Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na Atividade 3.2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.

http://www.youtube.com/
http://www.portacurtas.com.br/
http://video.google.com/
http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtml
http://www.ufmg.br/rede.le/radio
http://www.escolabrasil.org.br/

Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.
Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:
http://portal.mec.gov.br/tvescola/
http://www.youtube.com/tvescola
No fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.
Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.
Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".


Módulo 4
Curriculos, Projetos e Tecnologia


Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Refletimos as seguintes questões:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Postamos esta atividade no Diário de Bordo.
Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5- Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios%20_e_possiblidades.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
Apontei as idéias principais das seguintes questões:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 - Postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração,

E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC .


Coleta do Lixo em Inocência-MS

Unidade 4 - Atividade 8- Portal do Professor

Unidade 4 - Atividade 7- Fórum -"Conceito_Currículo e TIC"


Unidade 4 - Atividade 6 - Fórum " Relato de projetos de trabalho".


Unidade 4 - Atividade 3/5 - Plano de Aula

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 06 – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Tutora: Maria Ap. Ferreira de Melo Souza
Atividade: 3.9 - Unidade III
Componente Curricular: Ciências e História
Modalidade: 5º Ano A e B do Ensino Fundamental
Número de Aluno: 35
Dados do Projeto
Tema : O Depósito de Lixo em Inocência
Justificativa:
Escolhemos este tema, por ser o lixo hoje um assunto muito discutido pelas pessoas em geral, tornando-se um problema mundial

Apresentação:
Nosso projeto trata basicamente do lixo, que por sua vez é todo e qualquer resíduo produzido pelas atividades humanas. Neste trabalho relacionamos os tipos de lixo, o tempo de decomposição, a importância da reciclagem e o depósito de lixo na cidade de Inocência.
Resgatamos a história do lixo de nossa cidade e região, o sistema de coleta e compostagem.
Salientamos a importância da reciclagem explicando que com este processo contribuímos para a preservação do Meio Ambiente.
Objetivo

Conscientizar as pessoas a facilitar o processo seletivo, diminuindo assim, o acúmulo de lixo nos depósitos.

Estratégia e Recurso das aulas

1. Levar os alunos a conhecerem o local em que anteriormente o lixo era depositado, fazendo um resgate histórico do depósito de lixo no município de Inocência, ativando assim, os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
2. Fazer uma visita com os alunos ao aterro sanitário, onde é depositado todo o lixo recolhido na cidade. Sendo feito uma entrevista com um funcionário que faz a seleção do lixo ali depositado, para serem posteriormente vendidos e ou incinerados.
3. Ouvir com os alunos a transmissão ao vivo da entrevista na rádio FM local com o engenheiro Pedro Edson de Souza sobre o destino e coleta do lixo no município de Inocência. Em seguida, será feito uma produção de cartazes de conscientização da manutenção, da limpeza, evitando o acúmulo de lixo.
4. Entrevista com um gari da cidade de Inocência sobre a importância de seu papel para a manutenção e coleta do lixo.
5. Elaborar juntamente com os alunos um ofício solicitando junto a Câmara de vereadores, nas principais avenidas da cidade, ponto de coleta seletiva de lixo.


Recursos Complementares

- Câmera digital
- Rádio;
- Microfone;
- Computador.


Resultados Obtidos

Os alunos demonstraram total interesse e colaboração durante as atividades, dando sugestões para as entrevistas e participando das filmagens, elaboração de cartazes e produção dos textos.

Unidade 3 - Atividade 5/6 - Proposta de Atividade






Unidade 3 - Atividade 3 - Fórum - "Recursos Digitais- Avaliação de Produtos Multimídia"

Unidade 2 - Atividade 8 - Pôster

Unidade 2 - Atividade 7 - Registro digital da Experiência

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.7
Alunos: Gilsa Alves de Queiroz
Lorival Pereira da Silva
Lucira Gomes da Silva


Relatório

Nome do Projeto: “Oficina de Língua Portuguesa – Análise de Gêneros Textuais”.
O Projeto “Oficinas de Língua Portuguesa – Análise de Gêneros Textuais”, surgiu da necessidade de repensar a pratica pedagógica do ensino da língua portuguesa no município de Inocência, tendo como norteador principal os Parâmetros Curriculares Nacionais, pautado nos eixos principais: Contextualização, leitura, oralidade , análise linguística e produção escrita.

Assim, o objetivo maior dessa oficina foi o de melhorar a qualidade do ensino no município, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), tendo em vista que em outubro de 2009 será realizado a Prova Brasil em todo território nacional aos alunos do 5º e 8º ano.

Com base no Plano de Desenvolvimento da Educação, elencamos os Descritores de Língua Portuguesa e a partir daí elaboramos o planejamento.


Planejamento semanal - 5º Ano


· CONTEXTUALIZAÇÃO

Hoje eu trouxe um texto que falares de amor. Que tipo de amor será? De pais, de filhos, de amor ao trabalho, aos amigos, as coisas materiais...
E as personagens do texto, quem poderia ser: reis, rainhas, princesas, animais,. Esse texto fala de briga. Vocês acham que é um texto legal?
Que tipo de texto você acha que vamos ler: uma poesia, fábula, conto...
Vocês sabem o que é uma fábula? Vamos pensando sobre isso!
Mas o texto não teve um final feliz, será que vocês vão gostar? Vamos ver! As personagens do texto são mães que brigam pelos filhos, uma tem os filhotes lindos, a outra, nem tanto.
Vocês conhecem alguma história assim?
Vamos ver se vocês conhecem essa história?

· LEITURA

- Leitura silenciosa
- Leitura Compartilhada


A CORUJA E A ÁGUIA

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

(Monteiro Lobato)

ORALIDADE

Pedir aos alunos que relatem outra história conhecida por eles de animais que falem como se fossem pessoas.

- Noção de Tempo e Espaço ( se o aluno tem noção de tempo e espaço – quando e onde)
- Sequência de fatos ( ordem cronológica de acordo com o texto)

- Concordância ( se o aluno usa concordância correta ao falar)
- Riqueza de detalhes ( se o aluno fala com riqueza de detalhes)
- Concluir história ( se o aluno sabe concluir a história)
- Repetição de histórias ( se o aluno usa muito repetição na fala)

ANÁLISE LINGUÍSTICA

1) O texto a Coruja e a Águia representa uma fábula. Qual a função?

(a) divertir as pessoas.
(b) Refletir sobre um determinado tema e transmitir um ensinamento.
(c) Anunciar um produto.

2) Esta fábula foi retirada de

(a) um livro de fábula de Monteiro lobato.
(b) um artigo de revista.
(c) uma enciclopédia.
3) O texto trata principalmente

(1) do ajuste de contas entre a coruja e a águia.
(2) do amor fraterno.
(3) do acordo de paz entre a coruja e a águia.

4) Por que a águia não achava os filhotes da coruja bonitos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Coruja e águia viviam brigando , pois

( ) andavam comendo os filhotes uma da outra.
( ) achavam horríveis os filhotes uma da outra.

6) A expressão: “Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai” . Essa afirmação indica:

( ) pai não é bom pintor.
( ) pai pinta o filho sempre bonito.
( ) pai sabe pintar retrato.

7) Marque o provérbio que melhor explica a moral da história:

( ) o amor é cego.
( ) filho de peixe, peixinho é.
( ) em terra de cego, quem tem um olho é rei.

8) Faça a correspondência

(1) autor ( ) aquele que escreve ou cria a história.
(2) narrador ( ) aquele que conta ou lê a história.

9) Neste texto o narrador ocupa a posição de

(a) narrador observador.
(b) narrador personagem.

10) No último parágrafo do texto, circule as falas do narrador e grife a fala das personagens.

11) Encontre no texto substantivos acompanhados de adjetivos (ℓ = linha)

ℓ 7____________________________________________________________________
ℓ 13___________________________________________________________________
ℓ 15___________________________________________________________________


12) Observe a expressão” Que?” na penúltima linha do texto e conclua. A função do ponto de interrogação é?

( ) fazer uma pergunta e obter resposta.
( ) questionar a sim mesmo com admiração.
( ) apenas para terminar a frase.

13) Na expressão “ Horríveis bichos!” O ponto de exclamação teve a função de indicar

(a) dúvida.
(b) admiração.
(c) medo.

14) No trecho” Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
O sinal de reticências teve a função de indicar:

(a) não quis concluir a ideia.
(b) não sabia o que dizer mais.
(c) foi interrompida pela coruja.


· PRODUÇÃO ESCRITA


Crie mais um parágrafo e dê um desfecho para a história, contando qual foi a reação da coruja e a que entendimento chegaram.

Encaminhamos os alunos para a sala de tecnologia e em duplas foram orientados para que acessassem os sites por nós especificado. Em seguida foi ensinado como fazer hiperlink, momento este que despertou grande curiosidade e participação coletiva.

No princípio houve muitas dificuldades e questionamentos por parte dos docentes, tão logo compreenderam o objetivo da atividade nos surpreenderam a desenvolveram, e muito foram além das nossas expectativas.
Em relação aos equipamentos, não houve nem um contratempo que pudesse interferir no bom andamento e no êxito da atividade proposta.

Assim, ficou claro que A tecnologia é uma das maiores aliadas da escola e em especial da sala de aula. Pois a partir desta ferramenta, o professor pode enriquecer o seu trabalho e potencializar seus alunos na relação de descoberta de novos saberes . É um instrumento novo que instiga a curiosidade , incentiva a pesquisa e leva professor e aluno a descoberta e a conquista de um mundo totalmente novo, porém rico em possibilidades.

Webliografia

http://www.pucrs.br/gpt/
http://www.brasilescola.com/redacao/producao-texto.htm

Unidade 2 - Atividade 5 - Planejamento hipertexto

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.5
Alunos:Gilsa Alves de Queiroz
Lorival Pereira da Silva
Lucira Gomes da Silva



Planejamento de Atividade com Hipertexto – Oficina de Produção Textual

Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tuma: 5º ano A
Período: matutino
Numero de alunos: 18 alunos
Quantidade de aulas: 4 aulas

Eixos Temáticos
Contextualização
Prática de leitura
Oralidade
Análise linguística
Produção escrita

Conteúdos:
Finalidade do texto; imagem e papel dos interlocutores; características do gênero;
Identificação dos recursos linguisticos e estilísticos utilizados pelo autor para obter efeitos de sentido, em textos narrativos;
Leitura compartilhada e colaborativa;
Valor Expressivo do sinal de pontuação, acentuação e ortografia;
Reescrita do próprio texto.

Objetivo
Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não- linguisticos para conferir significação aos textos ( gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).
Inferir ao sentido implícito de uma palavra, expressão ou informação no texto, dando sentido conotativo;
Identificar o portador do texto;
Identificar as informações implícitas e explicitas no texto;
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Metodologia


Foi explorado durante as Oficinas de língua portuguesa - analise de Gêneros textuais e produção escrita, trabalhando os eixos: contextualização, leitura, oralidade, análise linguística e produção de texto, onde no primeiro momento foi feita a leitura de uma apostila abordando cada item com exemplificação, em seguida simulação de três aulas explorando cada eixo, culminado com uma produção e reestruturação coletiva de texto.

Na etapa posterior foi divido por ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) e distribuídos roteiros para que os grupos elaborassem aulas correspondentes às orientações e apresentassem, proporcionando troca de experiência e aprendizado.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente a pesquisa, apresentação no decorrer das aulas.

Unidade 2 - Atividade 4 - Portfólio


Portfólio

Criando um portifólio em hipertexto – o seu hiperportifólio



O curso de tecnologias na Educação: ensinado e aprendendo com as TICs, inicoiu – se em Inocência sobre a tutora da Professora Maria Melo. Pólo três Lagoas MS.No primeiro encontro foi-nos apresentado a estrutura e organograma do curso, ficando esclarecido que teríamos aula presenciais e atividades à distancia. Nas aulas presenciais a formadora, trabalhou inúmeras atividades sempre proporcionadas troca de experiências, incluindo comunicações, apresentações e debates. Nas atividades a distância estive a nossa disposição canais de comunicação, como Fórum, funcionando como meio de dialogo e troca das informações.
Iniciamos o primeiro módulo- Educação Digital, onde desenvolvemos a Atividade 1. Quem sou eu como professor e aprendiz, refletindo sobre minha prática pedagógica com relação as mídias, tem este, registrado no Fórum “ conhecendo a turma”
A partir do texto “ As sereias do ensino eletrônico” foi realizado a Atividade 2
No Diário de Bordo, um breve relato ancorado, no questionamento: “será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?”.
A Atividade 3 foi registrado no Fórum , depois de assistir o vídeo “ Educação e Tecnologia “, como o Profº Ladislaw Dowber seguida de contribuir sobre os relatos dos participantes do curso.
Depois de um levantamento de quais mídias estão presentes na Escola C.E.I “ Professor Olivalto Elias da Silva”, foi feita um slide, postado no material do aluno com o tema “ Minha Escola” que posteriormente seria apresentado no próximo encontro presencial para cumpri os requisitos da Atividade 4.
Já na A tividade 5 , utiliza o Portal do Professor , para acessar alguns sites com o objetivo de conhecer – experiências e práticas educacionais com sugestões de aulas nas diferentes disciplinas. Depois de escolher aquela que mais se encaixou na minha disciplina, foi elaborado um fichamento com breve síntese expressamente minha opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
Na Atividade 6, “ Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia”, assisti o vídeo “ Ensinar com as tecnologias e mídias digitais” e depois de levantamento dos pontos positivos foi feito um relato no Diário de Bordo.
Foi feita uma pesquisa de trabalhos com projetos encontrados na internet ou desenvolvidos na unidade escolar, seguindo alguns critérios organizacionais com a finalidade de desenvolver a Atividade7 . “ Pesquisando sobre o trabalho por projetos “ que posteriormente foi postado na Biblioteca do material do aluno, encerrando com acesso para conhecer os trabalhos dos demais participantes, fortalecendo a troca de experiências.
O encerramento do módulo 1 , culminou na Atividade 8 .” Divulgando a Pesquisa “, onde com o auxílio do BrOffice . org. Impress , registrei o projeto da atividade 7 em slides, que seguem apresentado no encontro presencial subseqüente.


Módulo 2

“ Internet, Hipertexto e Hipermídia"


Iniciou – se esse módulosobre a orientação da tutora que solicitou que assistíssemos o vídeo de apresentação da unidade seguido da realização da Atividade 2.1 à 2.3 , onde navegava pela Wikipédia para registrar a postagem significado de hipertexto na biblioteca do material do aluno. Entrei no Fórum "O que é hipertexto - Conhecendo o trabalho dos colegas.

Na atividade 2.4, foi –nos orientado a criação de um portfólio em hipertexto, o meu hiperportifólio, onde ao longo do curso será registrado todas as atividades seqüenciadas que foram realizadas, produzindo um link para registra – lás, um conjunto de documentos que retrata a minha trajetória, o que aprendi e as reflexões mais importantes. Este hiperportifólio está sendo registrado no editor de texto do meu blog.
“Em seguida foi proposto em dupla a atividade 2.5” Planejando uma atividade com hipertexto ou internet”, para serem desenvolvidas com alunos que poderiam utilizar qualquer recurso estudado anteriormente na TICs.
O resultado desse trabalho foi publicado na Biblioteca do Material do aluno.
Na Atividade 2.6 “ Execução da atividade planejada, o professor da sala conduziu a atividade enquanto os outros ficaram como observadores registrando o comportamento da turma, bem como as dificuldades e avanços , Esta atividade será finalizada nas 2.7.
Oresultado desse trabalho será um relatório com os seguintes procedimentos:
1 – Descrição do projeto e procedimentos.
2 – Características da turma em que foi apresentado.
3 – Descrição de como se desenvolveu.
4 – Resultados obtidos.
5 – Conclusões.
6 – Biografia e webiografia.
Para preencher os requisitos da Atividade 2.7, “ O registro digital da experiências” postado na Biblioteca / Material/ aluno, que servirá de complemento para a atividade subseqüente.
Este módulo foi encerrado com a elaboração de um pôster, conforme descrição orientado na Atividade 2.8 “ O pôster”, uma forma de organizar o conteúdo obtido até aqui. No encontro presencial tivemos a oportunidade de compartilhar os demais cursistas o resultado das nossas produções estabelecendo um ambiente de interação e aprendizado.
Em cada módulo estamos tendo oportunidade de contato com as diferentes recursos que a tecnologia digital oferece.

Módulo 3

Prática pedagógica e mídias digitais



Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento:
"Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na Atividade 3.2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.

http://www.youtube.com/
http://www.portacurtas.com.br/
http://video.google.com/
http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtml
http://www.ufmg.br/rede.le/radio
http://www.escolabrasil.org.br/

Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.
Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:
http://portal.mec.gov.br/tvescola/
http://www.youtube.com/tvescola
No fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.
Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.
Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".


Módulo 4
Curriculos, Projetos e Tecnologia


Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Refletimos as seguintes questões:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Postamos esta atividade no Diário de Bordo.
Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5- Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios%20_e_possiblidades.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
Apontei as idéias principais das seguintes questões:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 - Postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração,

E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC .

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Unidade 2 - Ativiade 3 - Fórum


Unidade 2 - Atividade 1/2

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade 2 – ativ1_2ab_lorival_inocencia
Aluno: Lorival Pereira da Silva

Liderança e seus tipos. Conceito - Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário ao ponto de pequenas, médias e grandes empresas terem um setor somente desenvolvido em função delas: o departamento de R.H. Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos.

http://www.administradores.com.br/artigos/lideranca_e_seus_tipos/20854/

Comentário: Considerei esse texto pela importância e a influência que os lideres exercem na sociedade onde estão inseridos. Hoje a função da escola vai além de ser apenas reprodutora de conteúdos, necessitando oferecer formação globalizada.


Práticas diretamente relativas ao campo profissional do Relações Públicas, o Cerimonial e Protocolo regem as relações e a civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público.
No Brasil, são basicamente condutas norteadas por leis municipais, estaduais e federais que resguardam características culturais sob normas internacionais; sem esquecer, contudo , que enquanto linguagem são passíveis de transformação e atualização.
http://www.mundorp.com.br/cerimonial.htm

Comentário: É de suma importância que as pessoas conheçam as regras de comportamento em sociedade, já que constantemente estamos envolvidos em eventos, e situações de relacionamentos diversos. Atualmente além de educador, também atuo na área de organização de eventos.
http://www.mundorp.com.br/cerimonial.htm

Unidade 1 - Atividade 8

Unidade 1 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas – MS
Unidade 1 – atividade
Alun(o)a: Lorival

POETAS NA ESCOLA


Este projeto foi desenvolvido com os alunos cujo tema escolhido foi Poetas na Escola. Esse tema tem o objetivo de trazer para a criança o gosto pela leitura e a produção de textos.
A escolha do tema poema veio da necessidade em trabalhar leitura de poema de um modo geral, clássicos e não clássicos, que atendesse as questões no incentivo à leitura, a construção de textos poéticos, exercícios gramaticais. Um assunto capaz de despertar no aluno o interesse a conhecer a poesia em sua construção, forma e estilo.
Que desperte também a construção de poesia, fazendo surgir nesse meio os artistas escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós.
O material utilizado como suporte de pesquisa, apoio nas sugestões de atividades foi o livrinho “Poetas da Escola” – Prêmio Escrevendo o Futuro – Itaú, 3ª edição 2006. Um material riquíssimo em todos os aspectos como propostas de trabalho, sugestões de atividades com poesia, informações didáticas referentes ao gênero literário, poema.
Assim, este projeto pretendeu ir ao encontro das necessidades das crianças na conquista da leitura de poemas.
A criança irá apreciar, se deliciar e se surpreender com estas atividades, percebendo que a leitura e a arte abrem caminhos para a conscientização sobre fatos atuais e de todos os tempos. E que ainda mais, a leitura faz parte da bagagem necessária para escrever bem, comunicar-se bem, viver bem.
A intenção do projeto foi desenvolver além da criatividade, o senso crítico com os seguintes objetivos:
1 Aumentar a familiaridade dos alunos com poemas;
2 Desenvolver a vontade de ler poemas e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimentos;
3 Despertar no aluno as questões: Onde? O quê? Como? E por que ler?
4 Perceber o cuidado com a rítmica na leitura de poemas;
5 Produzir textos a partir da leitura de poemas;
6 Desenvolver a habilidade de ouvir poemas; e
7 Criar poemas.
A proposta deste projeto foi atender às quartas séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal Vila Velha. Os alunos já possuíam um acesso à leitura considerado bom o que nos permitiu aproveitar o tema "poema" para obter sucesso no projeto, tanto na parte da leitura quanto na parte da escrita.
As atividades foram desenvolvidas através de oficinas.

Unidade 1 - Atividade 2/6 - Diário de Bordo


Unidade 1 - Atividade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 5
Alun(o)a: Lorival Pereira da Silva
Programa - Portal do professor
Áreas do Conhecimento – Língua Portuguesa
Tema: Língua Escrita - Prática de Produção de Texto
Autor: Adriana Francisca de Medeiros – Escola Municipal Professora
Educadora: Francisca de Oliveira- Natal- RN
Ano: 4º ano ensino fundamental
Objetivo: promover uma leitura que vinculasse o aspecto lúdico à reflexão sobre o preconceito racial.


Prática de Produção de Texto


O planejamento da Professora Adriana iniciou-se com uma contextualização a relacionados os aspectos culturais , raciais e estéticos, como objetivo de ativar conhecimentos prévios dos alunos. Esta estratégia é de suam importância para envolver, motivar e despertar na turma o interesse pelo tema abordado.
Em seguida a Professora ofereceu aos alunos o texto “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado, quando fizeram à leitura seguida de reflexões a respeito das diferenças raciais. A história citada acima leva a uma construção de um sentido positivo, cujo, efeito, indiscutivelmente, projeta a valorização da raça negra.
Depois de todo um trabalho de contextualização e fundamentação com base em outros textos de qualidade, foi solicitado que os alunos produzissem textos relacionados ao tema proposto. O resultado deixou a professora satisfeita e com a certeza que o objetivo foi atingido .
Tal prática vem de encontro a minha concepção de produção textual, pois, acredito que para levar o aluno a ser um produtor de texto de qualidade, faz-se necessário um trabalho minucioso que vai desde a contextualização, passando pela leitura e oralidade até a analise linguística , assim no momento de produção o aluno terá como referencia toda uma gama de informações que contribuirão significativamente na sua produção.

Unidade 1 - Atividade 4- Tecnologias na Escola







Tecnologias em Minha Escola

Unidade 1 - Atividade 3 - Fórum


Unidade 1 - Atividade 1 - Fórum


Unidade I- Atividade 1

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: Lorival Pereira da Silva


Professor Eterno aprendiz


Lorival Pereira da Silva, educador há 17 anos. Iniciei minha carreira na E.E. João Ponde de Arruda no Distrito de São Pedro no ano de 1992. Sou graduado em Pedagogia e pós graduado em Psicopedagogia pela FIPAR e graduado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sempre mantive uma postura de aluno: inquieto e curioso, um eterno aprendiz.Como educador procuro traçar planos, oferecer contribuições e estar sempre lutando para garantir melhor qualidade à escola e ao ensino. Como curioso estou sempre investigando, buscando descobrir métodos e experiências positivas em Educação.
Nestes últimos tempos a globalização é uma das palavras mais pronunciadas, nunca em toda a história da humanidade, idéias, informações e produtos circularam com tanta velocidade.Todo esse acervo tecnológico não pode ser ignorado pela escola que almeja formar cidadãos globalizados, tendo que se abrir a esta nova realidade.
Nesta perspectiva o educador precisa encarar este desafio como uma necessidade que nos impõe o ensino aprendizagem desta época da história, para não correr o risco de se tornar obsoleto, desconectado da realidade mundial.
Já atuei na sala de tecnologia, para mim foi uma experiência que a principio me deixou numa situação desconfortável, pois o novo é um desafio que desarma a prática pedagógica do professor. Aproveitei a oportunidade para fazer cursos, me atualizar e questionar minha metodologia, e em certas ocasiões aprendi junto ao meus alunos, acatando idéias e sugestões. Acabei me apaixonado pela área de tecnologia por oferecer um universo de caminhos e ações pedagógicas.
Acredito que ensinar não é apenas informar, mas sim orientar, estimular e relacionar o aluno a todo esse conglomerado de informações. Entretanto, só podem orientar aqueles que conhecem aqueles que possuem uma base sólida na teoria e que não têm medo de ousar, investindo na formação continuada tornando-se um eterno aprendiz.

Obrigado pela visita!