CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: Lorival Pereira da Silva
Professor Eterno aprendiz
Lorival Pereira da Silva, educador há 17 anos. Iniciei minha carreira na E.E. João Ponde de Arruda no Distrito de São Pedro no ano de 1992. Sou graduado em Pedagogia e pós graduado em Psicopedagogia pela FIPAR e graduado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sempre mantive uma postura de aluno: inquieto e curioso, um eterno aprendiz.Como educador procuro traçar planos, oferecer contribuições e estar sempre lutando para garantir melhor qualidade à escola e ao ensino. Como curioso estou sempre investigando, buscando descobrir métodos e experiências positivas em Educação.
Nestes últimos tempos a globalização é uma das palavras mais pronunciadas, nunca em toda a história da humanidade, idéias, informações e produtos circularam com tanta velocidade.Todo esse acervo tecnológico não pode ser ignorado pela escola que almeja formar cidadãos globalizados, tendo que se abrir a esta nova realidade.
Nesta perspectiva o educador precisa encarar este desafio como uma necessidade que nos impõe o ensino aprendizagem desta época da história, para não correr o risco de se tornar obsoleto, desconectado da realidade mundial.
Já atuei na sala de tecnologia, para mim foi uma experiência que a principio me deixou numa situação desconfortável, pois o novo é um desafio que desarma a prática pedagógica do professor. Aproveitei a oportunidade para fazer cursos, me atualizar e questionar minha metodologia, e em certas ocasiões aprendi junto ao meus alunos, acatando idéias e sugestões. Acabei me apaixonado pela área de tecnologia por oferecer um universo de caminhos e ações pedagógicas.
Acredito que ensinar não é apenas informar, mas sim orientar, estimular e relacionar o aluno a todo esse conglomerado de informações. Entretanto, só podem orientar aqueles que conhecem aqueles que possuem uma base sólida na teoria e que não têm medo de ousar, investindo na formação continuada tornando-se um eterno aprendiz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário